• O Não Internacionalista

BBB & RELAÇÕES INTERNACIONAIS: A QUESTÃO DA XENOFOBIA

Atualizado: Nov 3

Por Bianca Pereira, Giovanna Souza, Marcos Sordi


A xenofobia sempre existiu, mas recentemente o repúdio ao ato está se tornando público de maneira mais veemente e com mais clareza. É claro que o Big Brother Brasil não estaria excluído de uma discussão tão séria e tão presente nas relações internacionais como essa.

Na primeira e mais conturbada semana do reality, a cantora e participante Karol Conká comentou que a maquiadora e advogada Juliette Freire, também participante, não teria a mesma educação que ela devido ao seu lugar de nascimento. O comentário foi: “Lá na terra dessa pessoa [Juliette] é normal falar assim. Eu sou de Curitiba que é uma cidade muito reservada. Por mais que eu seja artista e rode o mundo, tenho os meus costumes, eu tenho muita educação para falar, não falo pegando nas pessoas”.

O termo xenofobia está relacionado com ofensas direcionadas à pessoa devido ao meio individual e social de origem ou em que vive. Os estereótipos, por exemplo, possuem um teor preconceituoso muitas vezes caracterizando uma comunidade de forma precipitada e errada. No sistema internacional acontece o mesmo. E não é necessário buscar exemplos em outros continentes. No Brasil, isso acontece todos os dias! Pelo tamanho do território brasileiro, o regionalismo é muito diversificado. Existem, por exemplo, inúmeras diferenças entre os paraenses e os catarinenses.

Devido à COVID-19, têm sido cada vez mais recorrentes os casos de xenofobia ligados à pandemia. as Diversas falas e manifestações de governantes brasileiros referindo-se ao vírus como “o vírus chinês”, terminam por culpabilizar os cínicos pelo avanço da doença, motivando ataques à população chinesa. Ademais, com o desenvolvimento de diferentes vacinas para controlar a pandemia, percebe-se hoje em nossa sociedade uma aversão à vacina chinesa (CoronaVac), considerada por muitos ineficaz somente pela sua origem.

Sob outra perspectiva, refugiados e imigrantes, que por diversos motivos residem hoje no Brasil, sofrem com a xenofobia diariamente. Segundo a nova Lei de Imigração (2017), os imigrantes e refugiados têm acesso garantido ao Sistema Único de Saúde, no entanto, muitos relatam a dificuldade de acesso não só por barreiras linguísticas, como também pela falta de orientação dos agentes públicos e ataques xenófobos.

A xenofobia também afeta os brasileiros que residem no exterior. Segundo pesquisa do Instituto DataFolha (2018), 43% da população adulta brasileira tem vontade de sair do país. Contudo, é crescente o número de casos de preconceito contra brasileiros que emigraram ao exterior, principalmente em países como Irlanda e Portugal. Nesse contexto, associado ao aumento de ondas nacionalistas pelo mundo, a xenofobia ainda é um grave problema global.

Em suma, concluímos que questões migratórias, regionalismos e medidas sanitárias provocam o sentimento de expor e diminuir o outro pela diferença do local de nascimento. Não é só no BBB. E não é preciso olhar tão longe, isso acontece todos os dias e muitas vezes não percebemos. O BBB realmente é o reflexo do mundo? Ou apenas uma parte bem pequena que consegue mostrar as diferenças vividas cotidianamente?

Referências:

Xenofobia no mundo: o que é e por que acontece? — Politize!

Juliette está sendo alvo de xenofobia no BBB? Especialistas explicam — 06/02/2021 — UOL ECOA

Refugiados e imigrantes denunciam xenofobia no sistema público de saúde durante pandemia

Xenofobia no Brasil: o que gera essa intolerância?

BRANCO, Mariana. Refugiados e imigrantes denunciam xenofobia no sistema público de saúde durante pandemia. Portal Metrópoles, 18 de outubro, 2020. Disponível em https://www.metropoles.com/brasil/refugiados-e-imigrantes-denunciam-xenofobia-no-sistema-de-saude-durante-pandemia

FREITAS, Camilla. Juliette está sendo alvo de xenofobia no BBB? Especialistas explicam. Portal UOL Ecoa, 6 de fevereiro, 2021. Disponível em https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2021/02/06/juliette-esta-sendo-alvo-de-xenofobia-no-bbb-especialistas-explicam.htm

POLITIZE. Xenofobia: o que é? Disponível em <https://www.politize.com.br/xenofobia-o-que-e/